quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Steilneset Memorial por Peter Zumthor & Louise Bourgeois

Nem tanto pelo motivo da estrutura, mas pela estética, materiais e modelo de construção que posto esse material.
Percebam que interessante essa proposta orgânica, que fora a cobertura formal, com certeza encontraríamos algo muito semelhante porém em escala muito menor na natureza.
Apesar de não ser o motivo da postagem, é um propósito bem relevante pois muitas pessoas inocentes morreram por esse motivo...

Explicação dos motivos e sistema construtivo no texto do dezeen.com abaixo:


O arquiteto Peter Zumthor projetou este memorial em uma ilha na Noruega, para comemorar as pessoas suspeitas de bruxarias que foram queimados na fogueira lá no século XVII (fotografias de Andrew Meredith ).


O Memorial Steilneset em Vardø compreende duas estruturas, uma concebida inteiramente por Zumthor e uma segunda caixa, uma instalação pelo falecido Louise Bourgeois(1911-2010).


A primeira estrutura compreende uma estrutura de andaimes de pinho, dentro do qual é um casulo de tecido em suspensão contendo um longo corredor com piso de carvalho.


Dentro deste corredor, lâmpadas ficam atrás de 91 janelas para representar cada um dos homens e mulheres que foram condenadas à morte nos julgamentos de bruxas.


A placa acompanhada de uma lâmpada registra as histórias individuais de cada vítima.


A instalação por Bourgeois, intitulado The Damned, The Possessed e O Bem-Amado, ocupa uma estrutura revestida de vidro fumê.


Um círculo de espelhos dentro cercam e refletem uma cadeira de aço em chamas dentro de um cone oco de concreto.



Fotografias fornecidas pela Revista Ícone.






Nenhum comentário: