quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Empilhamento Verde por Vo Trong Nghia

Ho Chi Min do estúdio Vo Trong Nghia criou o projeto de empilhamento Verde.
Esta casa tem 3,96m de largura e está localizada em Saigon, no Vietnã.
Por estar em um terreno muito pequeno, o arquiteto se aproveitou da verticalidade para conseguir atender as necessidades de quem mora nela e também para prover ventilação cruzada para todos os ambientes.
Além disso tornou a casa muito bem iluminada naturalmente mas com ótimo conforto luminoso, pois fez brises que atravessam toda a fachada e funcionam como floreiras ou jardins verticais.
Eu adorei a idéia, e vocês?
















Empilhamento Verde por Vo Trong Nghia:
"Quem passeia por Saigon, uma cidade caótica, com a maior densidade de população no mundo, pode facilmente encontrar plantas exibidas aqui e ali, tudo em torno das ruas. Este costume interessante formou o caráter divertido de Saigon durante um longo período de tempo e Saigonenses amam a sua vida com uma grande variedade de plantas e flores tropicais em suas varandas, pátios e ruas.
A casa, desenhada para um casal de trinta anos de idade e sua mãe, é uma casa típica tubo construído no lote 4m de largura e 20m de profundidade. As fachadas frontal e traseira estão totalmente compostas por camadas de plantadores de concreto nivelados a partir de duas paredes laterais.
A distância entre os plantadores e a altura dos plantadores são ajustados de acordo com a altura das plantas, que varia de 25 cm a 40 cm. Para plantas aquáticas e de fácil manutenção, usamos os tubos de irrigação automática dentro dos plantadores. Chamamos esta casa, tropical única e verde "Empilhamento Verde", porque suas fachadas preenchidas com vegetação vigorosa e vital.
A estrutura da casa é uma estrutura do RC amplamente utilizado no Vietnã. As divisórias são muito poucas para manter a fluência interior e se pode ver de fachadas verdes de todos os pontos da casa. Durante o dia, se a luz varia com a hora do dia a iluminação natural é trazida ao interior pelo domo de luz no centro. Na parte da manhã e da tarde, a luz do sol entra pela quantidade de folhas em ambas as fachadas, criando belos efeitos de sombra nas paredes de granito, que são compostas de pedras empilhadas estritamente a 2cm.
A fachada verde e telhado jardim protegem seus habitantes a partir da luz solar direta, o ruído da rua e da poluição. Além disso, a ventilação natural através das fachadas e 2 top-lights permitem que esta casa se guarde de uma grande energia em um clima áspero de Saigon. Relativamente a estas abordagens ecológicas, que se refere muito aos princípios bioclimáticos de casa com pátio tradicional vietnamita.
Nesta cidade caótica, definimos toda a variedade de vegetação circundante como um contexto de Saigon e aplicado o conceito principal da casa. Embora a paisagem urbana Saigon esteja ficando chata e uniformizada e sob a influência da expansão urbana furiosa dos últimos anos, pretendíamos que esta casa servisse para inspirar as pessoas a redefinir e aumentar o verde como o carácter da cidade. "Empilhamento Verde" é apenas uma pequena casa, mas ele é gerado a partir do contexto de Saigon. Esperamos que "Empilhamento Verde" faça Saigon tornar-se mais distinto e fascinante, com muito mais vegetação tropical no futuro. "





vi no homedsgn.com

Nenhum comentário: