sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Identidade e Cotidiano no Orbitato


No último sábado dia 19/11/2011 participamos do evento chamado "Identidade e Cotidiano" promovido pelo Instituto Orbitato.
Palestraram três ótimos profissionais... Ronaldo Fraga, Marcelo Rosenbaum e Carlos Perrone.

Iniciou com uma longa esplanação de Carlos Perrone sobre os porquês do design, a busca da identidade no design, e o design no cotidiano, seus motivos e objetivos.
Ele é Arquiteto e Mestre em Comunicação. Designer gráfico, é sócio-diretor de DESENHOLÓGICO. Tem dois livros publicados. Foi curador e designer gráfico da exposição VERTENTES - Arquitetura e Design no Palácio Itamaraty em Brasília [Ministério das Relações Exteriores - FAAP]. Teve trabalhos publicados e expostos no Japão e na França e é responsável pela disciplina História da Imagem nos cursos de pós-graduação do ORBITATO ; e Coordenador do curso Lato Sensu em Design de Interiores da FAAP-SP.

Em seguida uma apresentação de Ronaldo Fraga sobre seus trabalhos com inspiração em motivos brasileiros e como trabalhar os motivos de décadas passadas para fazer novidades com originalidade. Exemplifica isso com três vídeos de coleções desenvolvidas por ele junto com sua equipe, interessantes pois além de mostrar os desfiles e seus preparativos, mostra também momentos informais no atelie durante o desenvolvimento das coleções.
Ele é considerado um dos nomes mais importantes da história da moda no Brasil pela busca da identidade. Seus desfiles no SPFW, estabelecem o diálogo da cultura brasileira com o mundo contemporâneo. Em 2008, é selecionado junto a 100 designers do mundo para o BRIT INSURANCE – exposição organizada pelo Design Museum de Londres sendo o único representante da América do Sul.

Logo após estivemos com Marcelo Rosenbaum que trouxe para a palestra um pouco da sua busca pela brasilidade em seus trabalhos, com o desenvolvimento de projetos intrísecamente ligados a cultura nacional, mas muito além disso, e o que até emocionou muitos na platéia, uma intensa busca pelo social, pelo desenvolvimento de comunidades de várias maneiras diferentes, sempre buscando um ponto comum e fazendo desse ponto um caminho a ser percorrido. Mostrou uma preocupação em não envolver apenas seu nome que já tem um respaldo, mas sim fazer os projetos auto sustentáveis, pois assim quando ele termina sua parte o projeto tem continuidade por si só.
Ele é designer, atua há mais de 20 anos à frente do escritório Rosenbaum® de design e arquitetura. Ministra ciclos de palestras para diferentes mercados profissionais. Uma das vertentes de seu trabalho é intitulada “Design Util” que cria conexões coletivas em torno de projetos usando o Design como ferramenta geradora de renda a comunidades. Esse ano Rosenbaum completa a sexta temporada como criativo do quadro Lar Doce Lar no programa Caldeirão do H uck (Rede Globo de Televisão).

Para finalizar os três profissionais responderam algumas perguntas onde falaram sobre ensino no Brasil, sobre seus modos de conduzir as empresas que são donos e o envolvimento com órgãos públicos e como desempenham o trabalho com eles.

Enfim um dia inteiro de muita cultura de onde saí com a sensação de que fazemos muito pouco pela sociedade onde vivemos, e que se olharmos mais de perto temos um cultura tão vasta ainda inexplorada e com um enorme potencial de desenvolvimento pessoal, e assim como podemos crescer, podemos fazer muita gente crescer junto.

Parabéns aos profissionais e ao Instituto Orbitato.



Nenhum comentário: