terça-feira, 12 de junho de 2012

Teruel-zilla! por MI5 Arquitectos e PKMN Arquitetura

O projeto que apresento hoje para vocês me remete ao meu projeto de TCC, propondo uma intervenção urbana para trazer interatividade, cultura e qualidade de vida aos cidadãos. O projeto também está preocupado com a qualidade do espaço público e evita até onde é possível cortar o skyline da cidade, mantendo a "praça" como um espaço livre propondo apenas paisagismo e equipamentos para descando e divesão dos pequenos.



Os escritórios de Madrid MI5 Arquitectos e PKMN Arquitetura estão construindo um centro de cultura e de lazer semi-submerso no meio de uma praça pública em Teruel, Espanha.



O edifício substitui um mercado municipal no centro da Praça Gascon Domingo na cidade, mas ao contrário de seu antecessor, o centro tem um telhado ajardinado que desce abaixo do nível do solo para que qualquer pessoa passando pode simplesmente andar sobre ele.



As rampas centrais levam para o primeiro andar que á abaixo do nível da praça, enquanto as escadas rolantes levam até mais dois andares subterrâneos.


Acima: fotografia é de Javier de Paz

Através destes três andares estão uma série de espaços polivalentes, incluindo um auditório que também pode ser usado como um cinema ou sala de aula, um grande espaço de exposição que podem também sediar eventos, um centro desportivo, um centro de informações turísticas e um restaurante e bar.


Acima: fotografia é de Javier de Paz

A estrutura de aço e concreto do prédio é exposto em cada espaço e quase todas as superfícies tem acabamento vermelho brilhante.




Acima: fotografia é de Javier de Paz

Aqui está uma explicação de PKMN Arquitetura:

TERUEL-Zilla!
Caverna de lazer subterrânea e Espaço Público
Mi5 Arquitectos + PKMN Arquitetura

Em 1987 os restos de "Aragosaurus ischiaticus" foram exumados e catalogados por um grupo de pesquisadores composto de Sanz, Buscalioni, Casanovas e Santafé na cidade de Galve, na província de Teruel. Foi o primeiro dinossauro a ser encontrado na Península Ibérica.


Acima: fotografia é de Javier de Paz

O subsolo de Teruel, se transformou em uma atração turística por parques temáticos, como Dinopolis, está cheio de descobertas que nos lembram a existência perdida de uma vida poderosa nas origens da província. Não é surpresa então que temos que voltar a sua profundidade para tentar reativá-lo.


Acima: fotografia é de Javier de Paz

Diante da existência de um edifício obsoleto e subutilizado do mercado público ocupando a maior parte do escasso espaço público da quase inexistente Domingo Gascon Square (mesmo com uma estátua comemorativa), a decisão tomada é a de demolir essa estrutura antiga (a muito inflexível e exclusiva tipologia) e introdução de um volume enorme de atividades de lazer de jovens no subsolo, para revitalizar e fomentar a atividade, enquanto a velha praça pública existente antes da construção do mercado seja recuperada.



O espaço público e projeto de centro de lazer leva a expressão de um Godzilla enterrado (monstro japonês fictício que aparece como um dinossauro mutante): um elemento telúrico de expressão contemporâneo e pop.


Acima: fotografia é de Javier de Paz

Este grande volume enterrado se afasta da superfície para produzir uma nova topografia urbana. Incorpora estratégias e camuflagem (já em uso pelo monstro quando se tenta esconder a sua grandeza sobre a realidade que o rodeia) permitindo a criação de uma instalação de grande público (interior e exterior), sem perturbar o tecido urbano existente no centro da cidade velha.


Acima: fotografia é de Javier de Paz

Os visitantes poderão, por meio dessa operação, assumir esta superfície que se transformou em uma praça pública, e eles vão se movendo para baixo entre os níveis, sendo entretidos por atividades com aglomero, diversão e esportes.


Acima: fotografia é de Javier de Paz

Essas novas atividades e sua expressão contemporânea, revelam novas formas de diálogo com as áreas históricas da cidade, especialmente em uma cidade onde a história como Teruel assumiu um lugar tão importante.


Acima: fotografia é de Javier de Paz



É a descoberta dessas novas possibilidades de expressão e de uma apropriação ousada deles, onde as oportunidades potenciais para a sobrevivência destes patrimônios estão mantidas.


Clique acima para ampliar a imagem

Esta tipologia é uma investigação experimental que empurra os limites de meios estruturais e regulamentos técnicos para explorar protótipos de arquitetura que podem ser capazes de gerar algumas novas maneiras para atingir a densificação, estabelecendo um cenário de valorização do público e otimismo, a fim de conseguir a rehabilitação histórica urbana no tecido revitalizado e intensificação da vida da cidade.


Clique acima para ampliar a imagem

Autoria: Mi5 arquitectos + PKMN [pac-man] Arquitetura
Cliente: Teruel Urban. Teruel Municipal.


Clique acima para ampliar a imagem

Colaboradores:
Arquitetura: María del Carmen Nombela e Ana Macipe.
Engenharia Estrutural: Mecanismo Diseño y Cálculo de Estructuras SL
Engenharia de Sistemas: Solventa Ingenieros Consultores SL
Geotecnia: Geodeser S.A.
Topografia: Julia del Toro



Empreiteiros: Fomento de Construcciones y Contratas (FCC)

Localização: Plaza Domingo Gascón. Teruel
Período CONSTRUÇÃO: 2008-2011
Orçamento: 7.574.459 euros
Área: 3.600 m2 urbanização + 3005 m2 de área construída
Principais materiais: aço composto e estrutura de concreto
Período do projeto: Setembro 2007 - Março de 2008
Período de construção: Novembro 2008 - Dezembro 2011

O post veio do site dezeen.com

Nenhum comentário: