quarta-feira, 13 de junho de 2012

Straatlokaal por Rikkert Paauw e Jet van Zwieten



Os Designers Rikkert Paauw e Jet van Zwieten da Fundação Projetos transformam caixas de leva entulho e seus conteúdos em pequenos edifícios.



Os designers transportam as caixas de coleta de entulho para áreas urbanas e enchem com materiais e móveis provenientes das ruas circundantes ou dados a eles pelos moradores locais.



Os materiais servem de base para as estruturas e são remendados, se tornando pontos de encontro onde as pessoas podem se reunir para conversar ou tomar um café no bar montado em uma das caixas.



O projeto foi apresentado durante a Semana de Design de Vienna em 2010 e no Festival de Design Público de Milão, em 2011, com as diferentes localizações produzindo materiais e resultados completamente diferentes.



Em abril deste ano Paauw e van Zwieten construiram três dos edifícios em sua cidade natal de Utrecht, que foram transferidos de seus locais de remoção, para um local comum, onde eles formaram o centro de um mini festival.





Aqui temos mais algumas informações dos designers:

Straatlokaal: encontro social na cidade

Em três distritos de Utrecht uma caixa leva entulho é cheia com materiais que podem ser encontrados na área. Em não mais do que uma semana, uma pequena casa será construído utilizando esses materiais.



Todas as três estruturas serão posteriormente transferidos para o centro da praça Neude onde juntos, eles formarão um pavilhão com um bar e eventos.



Container Casa

Uma caixa de leva entulho se transformaria em uma casa. Inicialmente, essa era a idéia para o logotipo do projeto do Estúdio de Design Rikkert "Stortplaats van Dromen" (aterro dos sonhos). Jet van Zwieten pensou que era muito complicado para ser um logotipo, mas viu o potencial para realmente executar a idéia na vida real.



Projetos da Fundação

Dois anos depois, esse dia chegou. Durante o Festival Internacional de Design Público de Milão, os designers Rikkert Paauw e Jet van Zwieten realizam a sua primeira casa com o nome da Fundação.



Um recipiente é colocado em um estacionamento de supermercado no meio de um bairro de classe operária, e Jet e Rikkert saem para o bairro com uma pequena equipe de pessoas para recolher materiais.



O material que eles coletam não é simplesmente encontrado nas ruas, mas também doados por moradores, tais como madeira velha de galpões, móveis que estão guardados em sótãos durante anos e mobiliários descartados por empresários locais. Dentro de uma semana, o recipiente se transforma em um edifício real, com um bar.



Durante o festival, o bar se torna um ponto de encontro onde as pessoas compartilham um café e mostram um ao outro o que foi feito com o material antigo.



Cidade natal Utrecht

O projeto também foi realizada em Viena, durante a Semana de Design de Viena de 2010 e novamente durante o Festival de Design Público de Milão em 2011. Cada Disctrito produz uma estrutura completamente diferente feita a partir de materiais que são característicos de cada local em particular. Graças ao apoio das autoridades provinciais de Utrecht destinados a jovens e talentosos designers, Jet e Rikkert conseguem que cidade natal de Utrecht seja a próxima cidade a sediar o evento.



Coleta em três distritos

Em abril, os designers e suas equipes, cada uma com seu próprio recipiente, se lançarão em Wittevrouwen, Kanaleneiland e Leidsche Rijn por uma semana. Eles vão percorrer o bairro em bicicletas de transporte, coletando e indagando, constantemente olhando para materiais de construção e móveis descartados.



Em todos os três distritos, todos estes materiais serão utilizados para construir uma casa onde o recipiente é a base para montagem. Os moradores são convidados a fornecer materiais próprios e, eventualmente, dar uma mão no processo de construção. Imagens e sons do processo de construção serão gravados.



Pavilhão na Neude

Após três semanas de coleta e construção, as estruturas serão realocados para o Neude, onde a partir de maio, num bar chamado Straatlokaal será aberta. Straatlokaal terá um programa diário simples de eventos, incluindo música, debates pequenos-almoços e palestrantes de diferentes distritos.



Por meio de mapeamento com vídeo, a história por trás de diversos materiais serão projetadas nesses materiais. Pense, por exemplo, uma imagem de um residente, imagens de um sótão bagunçado, uma renovação ou de terrenos vagos. Música e sons (por Sonostruct ~ e Jacob van de Water) feitos usando as gravações de áudio serão escutadas no pavilhão. Desta forma, os visitantes conseguem ter uma identidade multi-camadas para as três áreas diferentes de Utrecht.



Encontros inesperados

Os elementos que verdadeiramente definem os projetos da Fundação são a maneira inovadora, na qual os materiais são transformados, o fato de que há sempre espaço para as contribuições inesperadas e da maneira em que a Fundação forja uma conexão entre os partidos locais durante os projetos.



"Pessoas de todas as esferas da vida irão encontrar o seu caminho para o projeto. Pessoas que saem nas ruas, mas também arquitetos, residentes que vêm doar materiais e pessoas interessadas em design. Um dos principais objetivos da Fundação é reunir as pessoas e inspirar o diálogo entre pessoas de diferentes origens. Até agora, isso é exatamente o que aconteceu em todos os projetos anteriores e é por isso que só vai continuar. "



vi no dezeen.com

Nenhum comentário: