O estúdio australiano Grose Bradley BNV projetou o Alinghi Residence em colaboração com arquitetos LGI.
Concluída em 2005, este retiro de praia contemporâneo está localizado em Rocky Point, uma parte remota e rochosa a aproximadamente 3 quilômetros ao sul de Agnes Water, uma cidade turística cada vez mais popular na costa de Queensland, na Austrália.
Alinghi Residence por Grose Bradley BNV:
"Alinghi foi concebido para criar um lugar de contemplação e retiro aninhado na beira de uma duna de areia de alta escarpa rochosa e de frente para nordeste através do Pacífico sul. A beleza natural deste lugar desde a base do projeto - virado diretamente para o nordeste da casa é Rocky Point, rica em texturas e cores.
As camadas de rocha estratificadas ao ponto de revelar-se como plataformas, encontram sua expressão como incisões horizontais na baía de areia. As cores ricas das rochas contrastam com a areia branca e plana e com o mar, o estabelecimento de uma linguagem visual de uma vez enraizada à terra e ao mesmo tempo efêmeras e leves, como as aves marinhas que passam. De pé sobre a plataforma de travertino de Alinghi a mesma sensação de contraste é evidente - a rocha plana e sólida conceitualmente abaixo dos pés aloja-se profundamente na duna de areia criando uma sensação de contraste entre as plataformas da casa e a água cintilante. A mata que envolve a casa com seus detalhes e caos expressivo dá pano de fundo para as formas simples da casa.
Dois pavilhões formam as acomodações ligados por um módulo de concreto coberto - o concreto novo refletindo o forte enraizamento do edifício na paisagem. Os edifícios são uma combinação de blocos de concreto e sarrafos de madeira em cores e texturas que irão desenvolver a natureza da paisagem - a base de alvenaria pesada e as molduras de madeira abstraem a relação entre as antigas rochas à beira mar e a retorcida e torcida vegetação costeira da Austrália.
O pavilhão principal é projetado com grandes espaços que se abrem para uma variedade de áreas semi-fechadas proporcionando refúgio contra o vento ou para desfrutar do sol de Queensland - o segundo é um pavilhão retiro com quarto e estudo privado, com ambos os edifícios adjacentes a plataforma de travertino ao norte e ao sul e ao oeste da passarela de concreto abertos com enquadramento dos arbustos. Com o tempo a paisagem e os edifícios irão se fundir para oferecer um refúgio e santuário, um com a intemporalidade desta paisagem costeira acidentada de quintessência Australiana. "
vi no homedsgn.com
Um comentário:
Essa é uma das casas mais fodas que vi no blog.. eu teria..
Blog muito bom, parabéns.
Postar um comentário