sexta-feira, 15 de maio de 2015

A ENTREVISTA COM O CLIENTE


 Quando o profissional é contratado para projetar um espaço ou um produto, é dever dele buscar as informações necessárias para o bom resultado do seu trabalho. Essas informações são desde uma entrevista com o cliente para entender suas necessidades e gostos, até a avaliação do ponto escolhido para o empreendimento.

Eu dou bastante importância para a entrevista, que traz informações necessárias para entender o problema e as soluções possíveis para cada cliente.



Para facilitar a busca dos dados, uma boa ferramenta é o briefing, documento importante para quem trabalha com criação. Ele deve ser pensado por cada profissional, para que atenda suas necessidades e deve ser padronizado para facilitar a entrevista, que assim  não deixará escapar dados, facilitando o entendimento e interpretação do mesmo.
Além disso, o briefing deve buscar informações sobre a natureza do projeto, os usos e formas de uso do que será projetado, um breve histórico sobre o cliente, suas referências arquitetônicas, artísticas e de funcionalidade mais presentes. Para completar os dados, deve ter um programa de necessidades bem claro, assim como um fluxograma de uso do objeto/ espaço.
Finalizando as  informações, o entrevistador ou profissional deve acrescentar o que acredita ser imprescindível ou complementar para o melhor resultado do seu trabalho, pois trata-se de um documento pessoal e que tem a função de auxiliar no desempenho específico de quem o cria.

Com a implementação de soluções planejadas, entre elas a produção do briefing, para facilitar e padronizar entrevistas com clientes, podemos otimizar o tempo do profissional e acelerar o processo de desenvolvimento dos projetos, pois teremos todos os dados e observações em mãos, tornando o trabalho mais assertivo e personalizado.

Bons projetos a todos! 

Nenhum comentário: