terça-feira, 18 de outubro de 2011

Floresta Vertical, Milão, Itália.

O estúdio Stefano Boeri Architetti criou um projeto de destaque que tinha direito Bosco Verticale ou Floresta Vertical. Bosco Verticale é um projeto de reflorestamento metropolitano que contribui para a regeneração do ambiente e da biodiversidade urbana, sem a implicação de expansão da cidade sobre o território. Bosco Verticale é um modelo de adensamento vertical da natureza dentro da cidade. É um modelo que opera correlacionada com as políticas de reflorestamento e de naturalização das fronteiras grandes urbanas e metropolitanas (Metrosbosco). Metrobosco e Bosco Verticale são dispositivos para a sobrevivência ambiental das cidades europeias contemporâneas. Juntos, eles criam dois modos de construir as ligações entre natureza e cidade no território e nas cidades da Europa contemporânea.
O primeiro exemplo de um Verticale Bosco composto de duas torres residenciais de 110 e 76 metros de altura, será realizado no centro de Milão, na orla do bairro Isola, e vai acolher 900 árvores (cada uma medindo 3, 6 ou 9 m de altura), além de uma grande variedade de arbustos e plantas florais.
Em terra plana, cada Verticale Bosco é igual, em quantidade de árvores, uma área igual a 10.000 metros quadrados de floresta. Em termos de densificação urbana o equivalente a uma área de habitações unifamiliares de cerca de 50,000 metros quadrados.
O Verticale Bosco é um sistema que otimiza, recupera e produz energia. O Bosco Verticale ajuda na criação de um microclima e na filtragem das partículas de poeira contidas no ambiente urbano. A diversidade das plantas e suas características produzem umidade, absorvem partículas de CO2 e poeira, produzindo oxigênio e proteger da radiação e poluição sonora, melhoria da qualidade dos espaços de vida e economia de energia. Irrigação das plantas serão produzidas em grande medida para através da filtragem e reuso das águas cinza produzido pelo edifício. Além disso os sistemas de energia eólica e fotovoltaica permite, juntamente com o microclima acima para aumentar o grau de auto-suficiência energética das duas torres. A gestão e manutenção da vegetação do Verticale Bosco será centralizada e confiada a uma agência com um balcão de escritório aberto ao público.
Fonte: visuall.net



Nenhum comentário: