segunda-feira, 30 de julho de 2012

Instalações geométricas com fita por Jim Lambie

Quem não gostaria de brincar com a formalidade dos pisos e poder imaginar qualquer desenho... já conhecemos alguns artistas que faziam isso por aqui e por ali com padrões diferenciados e desenhos nas paredes, como Athos Bulcão e Cândido Portinari, mas no piso com essa técnica me parece inusitado.



Apesar de demorar semanas na hora de instalar, Jim insere interessantes padrões geométricos, projeta pequenas ilusões de ótica para criar emoções dentro de apenas um único espaço. Palavras de Lambie resumem bem, "Cobrindo um objeto de alguma forma se evapora a borda dura fora da coisa, e puxa-o para além de uma paisagem de sonho." Sonhar é certo.







vi no mymodernmet.com

quinta-feira, 26 de julho de 2012

FreeArtFriday por My dogs Sighs


Essa é a ideia do artista “My dogs Sighs”. Toda a sexta-feira, durante os últimos dez anos, ele cria uma obra em algum material encontrado por ele e depois as deixa em mobiliários urbanos para que alguém passe, leve para casa e “ame isso”, diz o artista.
No vídeo feito sobre o artista e a sua arte, há um texto explicativo que diz “o projeto, chamado de FreeArtFriday, floresceu em vários movimentos internacionais, com milhares de membros ativos deixando um pouco de seus corações e almas na rua para alguém encontrar”.

No vídeo em questão, o artista também mostra o seu processo criativo com as latas que encontra, ou como ele mesmo fala, resgata do lixo. Ele ainda diz que cada uma delas tem uma história para contar, uma vez que elas alimentaram alguma família antes de serem descartadas.

Assista o vídeo logo abaixo e para saber mais sobre o artista, acesse

My Dog Sighs - A Can is Born from Strong Island Media on Vimeo.

http://www.mydogsighs.co.uk/


vi no abcdesign.com.br

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Streetart - Ponte de LEGO por MEGX


O grafiteiro MEGX levou 4 semanas para desenvolver e executar o projeto que transformaria uma ponte com área de 250 metros quadrados em uma ponte de LEGO.
Fica em Wuppertal e foi aprovado pelos órgãos municipais, além de ter apoio de diversas pessoas e empresas da cidade.


Segue o texto do site do artista megx.de:
Aqui ... transformou-se em 4 semanas, uma ponte com uma área de 250 metros quadrados em blocos de Lego.
O agradecimento por este projeto de sucesso vai para os patrocinadores, Akzenta e Klauser sapatos, Gerhardt Carsten, Reusch Jurgen, Essrich Lutz e Matthias Kreysing da Atividade Física Wuppertal pela coordenação da construção e supervisão, Bangert Lothar e sua equipe de Wichernhaus para a preparação do substrato e o funcionamento e a segurança do caminhão, as autoridades municipais responsáveis pelo bom funcionamento do processo de aprovação e da evolução dos caras de desenho industrial pela sua gentil assistência no planejamento.


vi no mosaic-on.com depois no whudat.de e parei no site do artista megx.de.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Mobiliário urbano Duna por Ferpect



O mobiliário urbano é um equipamento que pode mudar o jeito que utilizamos, praças e espaços públicos.
Temos visto aqui pela nossa região, surgirem algumas praças com equipamentos para ginástica e playgrounds e esses lugares ao contrário do que geralmente acontece, tem sido bem utilizados pelos moradores das regiões em que estão inseridos.
Isso demonstra quão debilitado era nosso espaço público até então, geralmente abandonado e em algumas situações até marginalizados.
Basta um pouco de atitude e criatividade por parte dos órgãos públicos, e em alguns casos até com parceria da iniciativa privada para que mudemos essa realidade.







Esse exemplo de mobiliário urbano que vi no muuuz.com é bem interessante e poderia agregar valor no nosso espaço urbano. Segue a matéria:





Design de Mobiliário para a "Saúde Pública" mostrado na Bienal Street em La Defense.
Jérôme Aich, Jean-Christophe Dumont e Ferpect Periquito Sébastien imaginaram o mobiliário urbano coletivo multi-função "Dune".

Feito de pinho, acácia e tubo de aço lacado, essas estruturas que incorporam bancos e mesas também fornecem uma superfície inclinada em que o transeunte é convidado ao entretenimento. Feito em lâminas de pinho certificados, "Dune" também protege do vento e do sol.




Fotografias: Ferpect

terça-feira, 10 de julho de 2012

Loja de chá "The Gourmet Tea" por Alan Chu

Esse projeto para uma loja de chá é um belo exemplo de arquitetura comercial, como aproveitar um pequeno espaço e fazer dele uma loja criativa, prática e divertida.


Desenhado pelo arquiteto brasileiro Alan Chu a "The Gourmet Tea", no Shopping Cidade Jardim em São Paulo, quando está fechada não passa de um painel colorido que mais parece uma obra de arte em uma parede.
No entanto quando está para abrir, vira um brinquedo de montar, abre uma grande porta marrom que vira duas prateleiras para exposição de produtos, ergue outra porta cinza e puxa uma grande gaveta lilás e temos o balcão de atendimento completo e deslizando outra parte cinza temos mais uma grande prateleira de exposição. Por último mas não menos importante, escondida em uma pequena porta bege no alto temos o nome da loja.



Chu explica que o projeto da loja de chá foi inspirado na embalagem brilhante da marca de chás orgânicos que irá ter na loja. "A caixa de madeira colorida abre de muitas maneiras e o público cria uma atmosfera alegre e dinâmica em torno dela, se auto utilizando do design como uma ferramenta para proporcionar a experiência de marca certa", explica Chu.


vi no architizer.com

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Posto de combustível por Atelier SAD

Esse tipo de arquitetura comercial me agrada muito, pois faz algo que geralmente tem um projeto travado, formal e desinteressante obter uma forma leve e diferenciada, valorizando o espaço público com seu jeito de arte urbana, meio escultural.


Do site theinspirationgrid.com:
O estúdio Tcheco Atelier SAD projetou este posto de gasolina de aspecto futurista, na Eslováquia.
"A estrutura de concreto para a área de serviço dispõe de três colunas em forma de funil que sustentam um conjunto de discos curvos horizontais.
A iluminação direta é construída na superfície e se alinham na base dos discos de cobertura, exatamente no encontro das colunas com as bordas onduladas."